O lendário líder do movimento dos aposentados, senhor Octaviano Pereira dos Santos, fundador e ex-presidente da União dos Aposentados e Pensionistas de Osasco – UAPO e da FAPESP, conhecido carinhosamente como Tigrão, foi homenageado nas celebrações dos 56 anos da histórica greve de 1968 e dos 61 anos de fundação do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco. Octaviano foi diretor do Sindicato e uma das principais lideranças da greve de 1968 e está marcado agora nos livros de história pela sua resistência operária à ditadura militar.

▶️ Para receber a homenagem, representando o legado e a entidade na qual liderou por tantos anos, o presidente da União dos Aposentados e Pensionistas de Osasco – UAPO, senhor Moacir Alves da Silva e os diretores, Regina Célia, José Irineu de Lira e Antenor Queiroz (Diretor da FAPESP) receberam a lembrança no lançamento do livro “Uma História de Bravura e Pioneirismo” com exemplar autografado pelo Presidente do Sindicato Gilberto Almazan (Ratinho).

🔷 “A UAPO é uma Entidade histórica que completou 50 anos neste ano, é o alicerce do movimento dos aposentados e palco de momentos emblemáticos da nossa luta. Precisamos exaltar o legado do meu amigo de tantas lutas, nosso eterno Octaviano Pereira, que deixou para os aposentados a excepcional sede da UAPO e grandes ensinamentos sobre mobilização e comprometimento com a luta, uma verdadeira referência e inspiração. Amigos da UAPO, contem sempre com a FAPESP nessa caminhada! Octaviano Presente! Viva UAPO!!!”, parabenizou o presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva.

O livro narra parte da história do Sindicato, como a greve de 1968 e outros enfrentamentos históricos.. Organizado pelo CMS (Centro de Memória Sindical), a publicação é dividida em onze capítulos e conta com anos de pesquisa e colaboração de diversos pesquisadores, entre eles Carmem Lúcia Evangelho Lopes e Frédi Vasconcelos e publicado pela Editora Anita Garibaldi.

O legado de Octaviano segue vivo com a UAPO presente e atuante junto ao movimento sindical. Recentemente as lideranças participaram do processo eleitoral que elegeu a A Chapa 1, Força Operária, eleita com 94,75% dos votos para dirigir o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região nos próximos quatro anos (gestão 2025-2029) sob a liderança do atual presidente do Sindicato, Gilberto Almazan (Ratinho). Além da presença da UAPO e 42 sindicatos no Cissor – Conselho Intersindical de Saúde e Seguridade Social de Osasco e Região liderado pelo Elias de Gois

📚 História

Octaviano Pereira dos Santos, nasceu em Guanambi, cidade interiorana da Bahia, em 9 de maio de 1936. Nos anos 50, migrou para o estado de São Paulo em busca de trabalho

Em 1968, ano da eclosão da greve, Octaviano trabalhava na Brown Boveri, fabricante suíça de equipamentos elétricos e ferroviários. Lá, foi um dos responsáveis por fazer os trabalhadores se juntarem às manifestações em solidariedade aos operários da Cobrasma (Companhia Brasileira de Material Ferroviário), que iniciaram as mobilizações.

Pouco tempo depois, foi um dos dirigentes presos pelo Dops (Departamento de Ordem Política e Social), responsável pela repressão a sindicatos e movimentos sociais durante a ditadura. Liberado da prisão, sofreu retaliação e não conseguiu mais emprego em metalúrgicas, tendo que trabalhar como taxista por anos. Apesar de estar fora das fábricas, ele dividiu sua rotina nas ruas com a militância sindical. Ele dizia ter a convicção de que unidos os trabalhadores são mais fortes.

Octaviano seguiu militante após se aposentar, sendo um dos fundadores e ex-diretor da Fapesp e da Uapo. Octaviano Pereira dos Santos nos deixou no dia 12 de novembro de 2022, aos 86 anos. Ele deixou cinco filhos e oito netos.

📢 OCTAVIANO PRESENTE! APOSENTADOS EM MOVIMENTO!

🌐 Leia, curta e compartilhe a FAPESP nas redes sociais!