O centenário da Previdência Social foi celebrado pela Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (30), em sessão solene que contou com a participação do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. “O maior programa de distribuição de renda do mundo é uma prioridade do governo Lula”, disse o ministro no plenário.

“Garantimos o direito de mais de 38 milhões de cidadãos. Com bilhões injetados na economia mensalmente, fomentamos o progresso nos mais de 5 mil municípios do Brasil. Previdência Social é investimento, e não gasto. É cidadania na veia”, destacou.

Ao citar o aumento do volume mensal de processamento de pedidos no INSS, que atingiu o patamar de cerca de 800 mil, Lupi enfatizou o planejamento para reestruturar a autarquia federal e reduzir a fila de solicitações acumuladas nos últimos anos. “Com a recriação do Ministério, investimos em infraestrutura, na convocação de novos servidores e na implementação de novos processos. É a otimização da nova gestão”, disse, ao citar o lançamento do cartão virtual do beneficiário “Meu INSS+”, que oferece um clube de vantagens gratuito para todos os segurados.

“Vamos implementar, até o final do ano, o prazo médio de 45 dias para processamento das solicitações de benefícios, como aposentadorias, pensões e auxílios-doença. É um compromisso com o povo brasileiro”, indicou.

O vice-presidente de Estudos e Assuntos Tributários, Gilberto Pereira, representou a ANFIP na sessão solene e relembrou a história da Previdência Social, destacando que, apesar das críticas, filas, dificuldades na concessão, desafios no acesso digital, precarização das unidades de atendimento e das carências de recursos humanos e materiais, a Previdência Social continua sendo a mais importante política pública de combate à desigualdade social que grassa em todos os cantos do Brasil. “Salve, Previdência Social. Mais 100 anos de vida!”, conclamou.

Após a fala do vice-presidente, o deputado federal Rubens Pereira Júnior, responsável pelo requerimento da sessão, apresentou o livro “100 anos da Previdência Social – Coletânea”, produzido pela ANFIP, que reúne dezenas de artigos de especialistas, acadêmicos, advogados e parlamentares abordando diversos aspectos da história e a importância do sistema de seguro social brasileiro. A publicação pode ser acessada gratuitamente no link abaixo.

O secretário-geral da COBAP, Luiz Legñani representando a COBAP participou remotamente destacando a importância da Previdência Social para os aposentados. Compuseram a mesa representantes da ANFIP – Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil, Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais (ANPPREV) e do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional), e marcaram presença os deputados federais André Figueiredo (PTD/CE) e Prof. Paulo Fernando (Republicanos/DF). A cerimônia também foi prestigiada por representantes do legislativo, do judiciário e da sociedade civil.

📌 ASSISTA NA ÍNTEGRA A SESSÃO ESPECIAL AO CENTENÁRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL https://www.youtube.com/watch?v=KEn0BHRSMZE

📚 GRATUITO - BAIXE E LEIA A ÍNTEGRA DO LIVRO 100 ANOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL – COLET NEA

https://www.anfip.org.br/publicacoes/100-anos-da-previdencia-social-coletanea/

https://www.anfip.org.br/wp-content/uploads/2023/04/Centenario-da-Previdencia-Social-brasileira_FINALb.pdf

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/KEn0BHRSMZE" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" allowfullscreen></iframe>