A escolha do dia 18 de outubro para homenagear os médicos no Brasil tem origem cristã. Nessa data, a Igreja Católica comemora o Dia de São Lucas, santo que em vida foi médico e, por isso, é considerado o padroeiro dos médicos pelos católicos.

A comemoração do Dia do Médico é uma forma da sociedade como um todo reconhecer e homenagear o trabalho desse profissional, que dedica a sua vida ao bem-estar e à minimização dos sofrimentos da população. É uma data simbólica, que nos permite agradecer os sacrifícios e a dedicação de cada médico que já cuidou de nós.

Além da grande responsabilidade que essa profissão exige, muitos médicos enfrentam muitas dificuldades todos os dias, como a falta de recursos e de estrutura em muitos hospitais pelo Brasil. Mais do que um reconhecimento da importância dessa classe, o Dia do Médico é também uma data para se pedir mais investimentos na área da saúde, o fortalecimento do SUS e por condições de trabalho adequadas.

‍⚕️ A idealização e estabelecimento do Dia do Médico no Brasil é atribuído a Eurico Branco Ribeiro, um conhecido médico paranaense, nasceu em Guarapuava, em 1902, se formou em Medicina pela Faculdade de Medicina de São Paulo, em 1927, foi professor de cirurgia e fundou o Sanatório São Lucas, em São Paulo. Além de médico, ele foi escritor e filantropo e também era um cristão devotado. Assim, surgiu seu interesse pela vida de São Lucas, levando-o a pesquisar e resultou em alguns livros a respeito do santo como o livro “Médico, Pintor e Santo” e o “O Livro que Lucas não Escreveu”. Outro livro que conta a história de vida do santo é “ Médico de Homens e de Almas” de Taylor Caldwell.

📚 São Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Em ordem cronológica, seu evangelho é o terceiro, após os evangelhos de Mateus e Marcos. Ele também escreveu o “Ato dos Apóstolos”. Além de médico, acredita-se que São Lucas também era pintor, historiador e músico. 

A todos os médicos o nosso reconhecimento e agradecimento. Parabéns pelo seu dia! 🩺💉🥼