
O Presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva deseja a todos uma Feliz e abençoada Páscoa! “A Páscoa é tempo de renovação. Que a certeza da ressurreição de Cristo inspire nossos passos e fortaleça nossa missão coletiva de servir com fé e responsabilidade.”
🐇 Curiosidades
🐇 Por que a Páscoa muda sempre de data?
Para entender como é definido o dia da Páscoa, quando os cristãos celebram a ressurreição de Cristo, precisamos voltar ao século IV, no ano de 325, durante o Concílio de Niceia. Foi neste evento que a Igreja Católica determinou uma data para unificar a celebração. Com isso, ficou decidido que Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre após o equinócio de primavera (no Hemisfério Norte) e outono (no Hemisfério Sul).
Como a data é móvel, todo ano a celebração para os cristãos pode acontecer entre o dia 22 de março e 25 de abril. Em 2025, a Páscoa será comemorada no dia 20 de abril. A definição da data é importante e afeta outros eventos como o carnaval, por exemplo.
Isso porque a quarta-feira seguinte à terça-feira de carnaval é a chamada Quarta-feira de Cinzas, e marca o início da Quaresma, período de 40 dias que antecede a semana santa.
🐇 Ovos de chocolate
Não há um ponto de partida único e muitos historiadores dão versões diferentes de como o chocolate se tornou tão popular durante a Páscoa.
Há quem diga que os franceses foram os primeiros a utilizar chocolate para confeccionar presentes de Páscoa, no século XIX. O chocolate, trazido para a Europa pelos espanhóis, era tido como sagrado entre os astecas.
No processo inicial da confeitaria francesa, os ovos de galinha eram recheados com ele após serem esvaziados. Também existia o costume de pintá-los e decorá-los à mão.
Outro ponto que também tem a ver com a tradição envolve o período da Quaresma, no qual os adeptos do cristianismo não comem carne.
Em algumas épocas, essa proibição se estendeu ao ovo, o que impossibilitou o ato de presentear as pessoas queridas com ovos de galinha decorados.
Para contornar essa proibição, foram feitos ovos de chocolate, que surgem com muita força, especialmente no Brasil, utilizados até hoje nas vendas de Páscoa, com forte apelo comercial.