Outubro é o mês dos idosos. O dia 1º de outubro é marcado pelo Dia Internacional do Idoso, data criada pela ONU e também mais um aniversário de criação do Estatuto da Pessoa Idosa. Mas, o mês dos idosos é também o mês de expressar a cidadania e votar. 


Pela lei, os idosos acima de 70 anos não são obrigados a votar, mas não devemos nos omitir desse papel já que os eleitos governarão para TODOS. Um voto faz a diferença para TODO mundo. Ajudamos a construir esse país com muito suor, devemos exercer o papel de cidadão e não permitir com que os outros decidam por nós o que queremos para o nosso país. 


Devemos ir à luta mais uma vez e mostrar que os idosos têm força e poder de decisão e merecem respeito! É de extrema importância o voto dos idosos nesta eleição. Nós, enquanto lideranças de aposentados e idosos, devemos ter o papel de conscientização dentro da Associação, em casa, em nossa comunidade e estimular a presença dos idosos nesse processo eleitoral.


A porcentagem de eleitores brasileiros com 60 anos ou mais neste ano de 2022 é a maior já registrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), somando 32.891.438 milhões de eleitores (21,02%). Os idosos com mais de 70 anos somam 14.893.281 milhões. No estado de São Paulo o eleitorado com mais de 59 anos representa 7.778.497 milhões (22,44%). Os idosos com mais de 70 anos somam 3.540.895 milhões. 


Pelos números apresentados é mais uma prova que devemos ir às urnas e mostrar a força que temos e garantir o Estado Democrático de Direito pela qual tanto lutamos. Nós aposentados e idosos temos o poder de decisão na hora do voto, inclusive com o poder de eleger dezenas de deputados e formarmos uma ampla bancada em defesa da pessoa idosa.


Por isso, os candidatos em seus planos de governo têm a obrigação de ter o compromisso com a população idosa.  A FAPESP em todas as oportunidades entregou e protocolou cartas de compromisso e propostas a diversos candidatos. Vamos cobrar!


Para conquistar um futuro digno aos Aposentados, Pensionistas e Idosos do nosso Brasil precisamos neste momento ter atenção nas propostas, cobrar comprometimento dos candidatos a deputado estadual, federal, senador, governador e presidente e o mais importante, dia 02 de outubro de 2022, VOTAR!


NOSSO VOTO É A MUDANÇA DO NOSSO PAÍS! IDOSO VOTA SIM!