A Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Matão e Região, liderada pelo presidente Aparecido do Carmo de Souza, Cidinho, tem realizado um trabalho constante na conscientização e resolução de processos fraudulentos contra COBAP, FAPESP e Associação.

Nos últimos anos centenas de aposentados regularmente associados  em uma Entidade abrem processo contra a Confederação alegando não reconhecer no extrato do benefício, o desconto em folha da “Contribuição COBAP” que na verdade, é o desconto associativo da Entidade na qual se filiou. Lembrando que as Associações são filiadas a Federação e a Federação filiada a Confederação que possui por sua vez o acordo de cooperação técnica junto ao INSS na qual pode realizar o desconto em folha.

O assédio intenso das financeiras nos últimos anos, somado à crise, fez com que muitos aposentados buscassem o empréstimo consignado. Para aumentar sua margem de lucro, as financeiras agem de má fé, de forma criminosa e colocam no meio de tantos papéis uma procuração que lhes dão o poder para processar a Entidade que o aposentado tem o desconto em folha e ainda ganhar a verba indenizatória sem que o aposentado saiba que está fazendo.

Ao longo dos anos a FAPESP recebeu dezenas de relatos com diversas abordagens que enganam os aposentados e prejudicam as Associações.  Há escritórios “especializados” nesse tipo de ação, um aposentado de São José dos Campos “abre” um processo contra a Entidade em São José do Rio Preto, sem ter qualquer ciência disso, claramente um uso indevido de dados.

▶️ É nesse momento que entra o trabalho integrado da COBAP, FAPESP e Associações. Os três níveis têm tratado juntos com seriedade e prioridade logo que são notificados a fim de buscar uma resolução sem prejuízo financeiro.

🔷 Para destacar boas práticas nesse tipo de situação destacamos a Associação de Matão. Segundo o presidente da Entidade, Aparecido do Carmo de Souza, é fundamental que a Entidade vá até o associado explicar o que acontece, mostrar que a Entidade é filiada a COBAP, os benefícios que usufrui e em 99% dos casos o associado não tem conhecimento sobre processo “Com isso impedimos a sequência de várias ações. O Sócio na grande maioria dos casos não tem consciência que é contra a associação. Temos caso de que a pessoa até havia feito o recadastramento”, destacou.

No caso de serem sócios residentes em Matão, a Entidade vai até a casa do aposentado com a declaração pronta (exemplo da declaração no final da matéria) e cópias de documentos assinados pelo sócio, além de comprovação a demonstrar que o Autor da ação tem utilizados os serviços e benefício que a AAPMR oferece aos sócios e ou os seus dependentes. Quando o associado não está na cidade resolvem por telefone, encaminhando os documentos por WhatsApp ou e-mail. Importante destacar que a Entidade entra nos processos como terceiros interessados a fim de agilizar a finalização e extinção do processo.

🔷 O Presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva, parabeniza a AAPMR pelo empenho e organização contra esses processos. “A Associação de Matão tem realizado um trabalho exemplar no combate a esses processos fraudulentos que só visam prejudicar a nossa gente e as Entidades. É um trabalho difícil mas necessário, conversar com o associado, explicar, alertar e por fim resolver a situação. Que essa prática seja inspiração para tantas outras Entidades que enfrentam esse mesmo problema. É nosso dever resguardar a dignidade, a integridade dos aposentados, pensionistas e idosos e seguimos juntos nessa luta. Parabéns amigo Cidinho e toda diretoria!”, finalizou o presidente.

FAPESP E ASSOCIAÇÕES EM MOVIMENTO NA DEFESA DOS APOSENTADOS, PENSIONISTAS E IDOSOS!

=========================

MODELO DECLARAÇÃO

CABEÇALHO DA ENTIDADE

DECLARAÇÃO

Eu, XXXXXXXXX, brasileiro(a), estado civil _______, aposentado, portador da cédula de identidade RG nº XX.XXX.XXX-X e inscrito no CPF/MF sob nº XXX.XXX.XXX-XX, residente e domiciliado na Rua XXXXXXXXXXX, n.XXXXX, bairro XXXXX, na cidade de XXXXX/SP, CEP XX.XXX-XX, aposentado pelo Regime Geral da Previdência Social - Beneficio de n°XXX.XXX.XXX-X, espécie XX, ao tomar ciência de que a requerida nos autos do processo de n° XXXXXXX.XX.XXXX.X.XX.XXXX , em trâmite na Xª vara cível da Comarca e foro da cidade de XXXXXX/SP é a Confederação pela qual a nossa entidade. Associação dos Aposentados e Pensionistas de XXXXXXXXX é filiada, então manifesto e decido!

Considerando que na Associação XXXXX me associei, autorizei o desconto da mensalidade contributiva em meu benefício de aposentadoria e assinei o documento de minha inclusão no quadro associativo no dia XXX de agosto de 20XX, bem como, dessa condição utilizei do convênio que a mesma mantém com profissionais de saúde e salão de beleza, entre outros. Assim, DECLARO para os devidos fins, que não tenho mais interesse no processo em questão.

XXXXX/SP, aos dias XX de XXXXXXX de 20XX

Assinatura do associado