O Presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva deseja um feliz dia para todos os pais! Aproveitemos essa data para valorizar cada momento e recordar aqueles pais que já não estão mais entre nós, lembremos do eterno amor e muitas lembranças boas e felizes.

📚 História

A celebração do Dia dos Pais, hoje popular por todo o País, começou de um jeito inusitado, no início da década de 1950, por meio de um concurso.

O evento aconteceu em 14 de agosto de 1953, organizado pelo publicitário Sylvio Bherinh, para homenagear três tipos de pais: com maior número de filhos, o mais jovem e o mais velho. À época, foram premiados um pai com 31 filhos, outro com 16 anos e, por último, um pai com 98 anos.

O concurso contou com a presença ampla da imprensa, causando grande repercussão. Por isso, após ele, o Dia dos Pais passou a ser comemorado no segundo domingo do mês de agosto, como permanece até hoje.

O Dia dos Pais é comemorado em dias diferentes pelo mundo. Canadá e Grécia comemoram o Dia dos Pais em junho, mas nos dias 17 e 21, respectivamente. Já no Paraguai, a data é celebrada no segundo domingo do mês de junho.

Na África do Sul, acompanhando a tradição brasileira, as comemorações acontecem no segundo domingo de agosto. Itália e Portugal celebram no 19 de março, dia em que a Igreja Católica comemora o dia de São José, esposo de Maria.

Nos Estados Unidos, a comemoração surgiu em 1909, quando a filha de um ex-combatente da Guerra Civil quis homenagear o pai. Sonora Louise Smart Dood enviou à Associação Ministerial de Spokane, em Washington, uma petição para que a celebração se tornasse oficial. Por isso, o primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1910 no país, no aniversário do pai de Sonora.]

Mas há uma tradição de que a data surgiu há mais de quatro mil anos, na Babilônia, quando Elmesu, filho de Nabucodonosor, um rei muito famoso na época, teria moldado em argila o primeiro cartão do Dia dos Pais. No objeto preparado para seu pai, Elmesu teria desejado sorte, saúde e vida longa. A partir daí, a data teria se tornado uma festa nacional.