A porcentagem de eleitores brasileiros com 60 anos ou mais este ano é a maior já registrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 1994, primeira eleição presidencial com dados de faixa etária contabilizados pelo tribunal, os idosos representavam 11.6% dos cidadãos aptos a votar. Agora, são 21%.

🔷 No estado de São Paulo a porcentagem do eleitorado com mais de 59 anos representa 22,44%, segundo o TSE.

Os eleitores com 45 a 59 anos também atingiram seu maior nível na eleição deste ano, chegando a quase um quarto do eleitorado brasileiro (24,5%). Na eleição de 1994, eles eram 18,4%.

Essa mudança no perfil do eleitorado é natural, uma vez que há uma mudança na pirâmide etária brasileira, com aumento da expectativa de vida e diminuição da taxa de fecundidade.

O crescimento da população mais velha, assim como o aumento da participação feminina, implica em mudanças tanto na hora de fazer campanha quanto na hora de elaborar políticas públicas. Pesquisadores apontam, por exemplo, que pessoas mais velhas tendem a se preocupar mais com temas como previdência social e saúde.

A porcentagem que o eleitorado mais velho representa varia bastante nos diferentes estados brasileiros. No Rio Grande do Sul, por exemplo, os eleitores com 60 anos ou mais são 26% do total, enquanto no Amapá são 12,%.

https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2022/eleicao-em-numeros/noticia/2022/07/15/numero-de-eleitores-idosos-e-o-maior-ja-registrado-1-em-cada-5-aptos-a-votar-tem-60-anos-ou-mais.ghtml