O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado nesta terça-feira (14), porém, apesar da data e das divulgações contínuas sobre o assunto, a doação de sangue ao longo dos anos é cada vez menor e muitas pessoas ainda carregam dúvidas sobre o processo.

🩸 A situação do estoque de sangue da Fundação Pró-Sangue, por exemplo, com atualização na segunda-feira (13), encontrava-se estável para tipos B+ e AB+, em alerta para A+ e em nível crítico para O+, O-, A-, B- e AB-.

Para a Dra. Fátima Hangai, 64, médica hematologista da instituição pública, a doação de sangue diminuiu ao longo dos anos e esta é uma tendência mundial. “Acho que a pandemia foi um fator que agravou isso, mas já existia uma tendência de diminuição de pessoas que se propõe a doar [sangue]”.

Confira a seguir mentiras e verdades sobre o assunto:

🩸 Idosos podem doar sangue?

Verdade. Em 2013, o Ministério da Saúde aumentou a idade máxima dos doadores de sangue e atualmente, pessoas com até 69 anos podem participar do processo. “É importante que a pessoa tenha doado ao menos uma vez até os 60 anos de idade e poderá continuar a doar até os 69”.

🩸 Doar afina ou engrossa o sangue?

Mentira. Após a doação, o sangue tende a voltar ao normal rapidamente, o que não causa fraqueza ou nenhum tipo de prejuízo à saúde.

Existe um intervalo mínimo entre as doações, para os homens o ideal é que uma nova doação ocorra a partir de oito semanas (quatro vezes anualmente) e para as mulheres em 12 semanas (três vezes ao ano).

🩸 Mulheres grávidas ou que estejam amamentando podem doar seu sangue?

Mentira. Lactantes devem aguardar 12 meses após o parto, e no período pós-parto, a mulher pode ser doadora após 90 dias, em casos de parto normal e 180 dias em cesáreas.

🩸 Existe risco de contágio de doenças para o doador?

Mentira. Todo o material utilizado é descartável e o processo não promove contato com o sangue de outra pessoa. “Todo o processo desde o cadastro até a coleta leva em torno de 30 minutos e não há risco nenhum de contaminação, todo o material usado é de uso único e exclusivo de cada doador”, explicou Hangai.

🩸 É proibido doar sangue após tomar vacina?

Verdade. É recomendado levar a carteira de vacinação no dia da doação. Vacinas para hepatite B, impedem a doação por 48 horas. Já a vacina da influenza (gripe) impede a doação por quatro semanas.

🩸 Onde devemos doar sangue?

Para doar sangue, basta procurar as unidades de coleta de sangue, como os Hemocentros, para checar se você atende aos requisitos necessários para a doação.

🩸 Pré-requisitos para ser doador de sangue

-Levar documento de identidade com foto e órgão expedidor;
-Estar em boas condições de saúde;
-Ter entre 16 e 69 anos de idade (de 16 a 17 anos com autorização do responsável legal);
-Idade até 60 anos, se for a primeira doação;
-Intervalo entre doações de sangue de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens;
-Pesar mais do que 50 quilos;
-Não estar em jejum;
-Após o almoço ou jantar, aguardar pelo menos três horas;
-Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
-Não ter tido parto ou aborto há menos de três meses;
-Não estar grávida ou amamentando;
-Não ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de 12 meses;
-Não ter piercing em cavidade oral ou região genital;
-Não ter feito endoscopia ou colonoscopia há menos de seis meses;
-Não ter tido febre, infecção bacteriana ou gripe há menos de 15 dias;
-Não ter fator de risco ou histórico de doenças infecciosas, transmissíveis por transfusão (hepatite após 11 anos, hepatite B ou C, doença de chagas, sífilis, Aids, HIV, HTLV I/II);
-Não ter visitado área endêmica de malária há menos de um ano;
-Não ter tido malária;
-Não ter diabetes em uso de insulina ou epilepsia em tratamento;
-Não ter feito uso de medicamentos anti-inflamatórios há menos de três dias (se a doação for de plaquetas).

🩸 DOE SANGUE! SALVE VIDAS!