FAPESP NO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

Dia 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, uma data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006. A FAPESP ao longo dos 39 anos de história luta incansavelmente pelos Direitos dos Aposentados, Pensionistas e Idosos principalmente para manter os direitos, a dignidade e integridade da pessoa idosa.  Por isso, este mês é conhecido como Junho Violeta, e é dedicado à valorização das pessoas idosas, combate à discriminação e a violência contra os idosos.

Vale lembrar que a violência contra o idoso não se resume a agressões físicas, mas também, psicológicas como proferir ofensas, ameaças, xingamentos e praticar extorsão financeira. Infelizmente essa violência vem de familiares, filhos, netos, cônjuges ou cuidadores.

🔷 O Presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva, destaca o ponto fundamental dessa luta "É preciso que o Estatuto do Idoso seja cumprido e a FAPESP segue com esse compromisso. Os maus tratos contra os idosos são uma grave violação aos direitos humanos e trata-se de conduta criminosa. Os idosos devem ser tratados com reverência e respeito, ajudaram e ajudam a construir essa nação, a constituir uma família, a formar valores da nossa sociedade com sabedoria. Devemos tratar com seriedade, cobrar justiça e denunciar os abusos. Nós idosos merecemos respeito!”

⚖️ Segundo o Estatuto do Idoso, Lei 10.741/2003, colocar em risco a vida ou a saúde do idoso, através de condições degradantes ou privação de liberdade, alimentos, cuidados indispensáveis, agressões verbais ou vexatórias, é crime.

📊 Segundo dados divulgados pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em 2021, o Brasil registrou 80.666 denúncias de violência contra a pessoa idosa, sendo São Paulo o estado que mais registrou denúncias, totalizando 19.692, e um total de 81.672 violações aos direitos humanos (uma denúncia pode possuir diversas violações).

▶️ Das 19.692 denúncias no estado de São Paulo, 10.278 casos aconteceram na casa onde reside a vítima e o suspeito, em grande maioria pessoas da família como filhos e netos, na sequência, com 7.432 casos na casa da vítima e em terceiro com 578 casos em Instituições de Longa Permanência do Idoso.

▶️ A maior parte das denúncias, 6.908 idosos relataram que sofrem violência há mais de 1 ano. Das 81.672 violações aos direitos humanos, 19.452 estão relacionadas à integridade física, psíquica e patrimonial em seguida, com 1.923 violações, o levantamento aponta privação de liberdade sendo em grande maioria de direitos individuais.

Infelizmente, muitos casos são subnotificados. Isso porque a maior parte dos abusos não tem visibilidade social, acontecendo especialmente no ambiente doméstico, como mostram os dados divulgados. Por isso, caso presencie algo suspeito: DENUNCIE!

💲 Nos últimos anos o aumento do abuso financeiro (violação à integridade patrimonial) tem se tornando uma prática cada vez mais recorrente, como coação a dar dinheiro ou contrair empréstimos para filhos e netos. É preciso reforçar que quando o idoso empresta ou se endivida está deixando de comprar coisas para si, como comida e remédios.

📑 A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa trabalha pela aprovação do PL 4438/21 que prevê estabelecer requisitos semelhantes à Lei Maria da Penha para proteger idosos e pessoas com deficiência que estejam sofrendo ameaças físicas, psicológicas e financeiras.

Por isso, é fundamental campanhas de conscientização sobre os direitos dos idosos e, principalmente, pelo empoderamento e pela educação financeira. Não podemos nos calar! Os idosos devem ser respeitados!

⚠️ Em caso de violência DISQUE 190, em caso de denúncia DISQUE 100!

RESPEITO É TUDO! FAPESP EM MOVIMENTO NA DEFESA DOS IDOSOS #JunhoVioleta

📊 Para conferir todas as informações detalhadas e filtros acesse o Painel de dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos https://www.gov.br/mdh/pt-br/ondh/painel-de-dados/