
A vacinação contra o vírus da influenza (gripe) teve adesão de apenas 40% do público-alvo no estado de São Paulo até esta segunda-feira (16). A expectativa é a de vacinar 12,7 milhões de pessoas, mas até agora apenas 5,1 milhões desse público tomou a vacina.
Na capital, a adesão à vacinação é ainda menor: apenas 35% do público já tomou a vacina. Em alguns públicos a cobertura é menor que 20%.
Segundo o médico infectologista Marco Aurélio Sáfadi, com a flexibilização das medidas e a chegada dos meses frios, os casos de gripe podem voltar a acontecer com mais frequência.
📌 Ao se vacinar, o paciente diminui muito a chance de ser contaminado pelo vírus Influenza, porque a vacina ensina ao nosso organismo como reconhecer o vírus e a montar uma resposta de defesa forte contra ele! Além disso, aquelas pessoas que se vacinaram e ainda assim se contaminaram com o vírus, têm uma chance muito menor de sofrer complicações da infecção, de serem internadas por isso, e de evoluírem para óbito!
Podem se vacinar contra a gripe:
idosos com mais de 60 anos
trabalhadores do transporte coletivo rodoviário;
trabalhadores portuários;
caminhoneiros;
profissionais das forças de segurança e salvamento;
forças armadas;
funcionários do sistema prisional;
população carcerária;
adolescentes e jovens sob medidas socioeducativa;
professores, gestantes e mulheres que acabaram de dar à luz, crianças de 6 meses a 5 anos, indígenas, pessoas com deficiência e comorbidades.