O Presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva parabeniza a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí e Região, liderada pela presidente Fé Juncal, diretora de comunicação da FAPESP pelos 43 anos de história. “Com carinho e até mesmo com muita emoção cumprimento a Associação de Jundiaí neste que será um aniversário dos mais importantes exatamente por ter como presidente a nossa Amiga Fé Juncal. Parabéns a todos com os votos de alcançar muitos resultados de nossas lutas. Parabéns a todos os associados, diretoria e para minha querida Fé uma verdadeira guerreira! Seguimos juntos na luta!”


➡ Compartilhamos a seguir íntegra do texto publicado pela Presidente da Entidade Fé Juncal e Diretoria destacando essa data tão importante para a Associação.


"Meus amigos e amigas associados presentes nessa jornada da Associação dos Aposentados Jundiaí trago aqui, meu obrigada por acreditar e confiar na Associação dos Aposentados. Sem demérito a ninguém, gostaria de dedicar esse momento de lembranças a trajetória dos pioneiros, sonhadores para fundação da Associação dos Aposentados Jundiaí que completa hoje, dia 13 de maio, 43 anos.

O ano 1979, apesar da falta de liberdade daquela época, um grupo de aposentados sonhadores desenvolveram ideias para defender os direitos dos aposentados e pensionistas. Para nós “jovens” aposentados em 2022, ouvir e conhecer um pouco de como isso começou pode nos soar nostálgico. Mas, como não falar de Onofre Canedo, com toda sua sensibilidade e sabedoria, percebeu em 1979 que a situação dos aposentados e pensionistas seria terrível se não houvesse união e representatividade. E, assim contatou amigos para criar a Associação. E esse pessoal, muito engajado, foi se unindo, Onofre Canedo, Reinaldo Riva, João Duran, Ercílio Borriero, Cid de Jesus Tavares, Adelaide Carron, Leonisio Fontebasso, Antonio Gomes Pina e tantos outros que acreditaram na legitimidade desse Sonho.

O ano 2005, 17 anos após a fundação, sob a liderança de Antonio Galdino, o sonho dos pioneiros se transformou e concluiu a segunda etapa com a construção da Sede. Os aposentados e pensionistas ganharam a sua Casa. Iniciava-se aqui novo cenário e sempre pautado pela defesa dos direitos, pela igualdade social, por uma sociedade justa e inclusiva. Antonio Galdino falava para todos e com todos. Garantiu a realização do Sonho, conectou-se com todas as representatividades, levou a Associação dos Aposentados a projeção nacional.

“ Pode até ser utopia da nossa parte, podem nos chamar de sonhadores, mas o que realmente importa é que em momento algum deixamos de acreditar” Antonio Galdino – ano 2005.

No Ano de 2022, a Associação dos Aposentados passa por transformações e mantém a trajetória idealizada pelos Pioneiros, sonhar, acontecer, transformador. Trazida pelas mãos de Antonio Galdino, a Associação dos Aposentados elege a primeira mulher Presidente da Associação dos Aposentados, Fé Juncal. Assistente Social, bancária aposentada acredita na legitimidade da luta e na representatividade da Entidade para os aposentados.

Enfrentamos hoje, entre tantos “fantasmas sociais” dois dos principais problemas sociais que causam violência, exclusão e desigualdade social, A Fome e o Racismo.

É inadmissível no século XXI vivenciarmos a Fome e o Racismo, em nosso país. A estrutura da proteção social vem sendo fragilizada e a conexão entre políticas públicas e direitos prejudicadas.

Amigos e Amigas associados, aos 43 anos de existência, fundada no berço da ditadura, a Associação dos Aposentados mantém na sua essência, o compromisso de engajar pessoas, acreditar no sonho, atuar com seriedade e transformar para alcançar uma sociedade justa igualitária e inclusiva que sempre norteará nossa luta.

Dedicamos esse momento de reflexão, aos amigos Reinaldo Riva e Onofre Canedo, que sonharam por muito tempo com a Associação dos Aposentados um dia.

Riva, Onofre, deu certo, tudo deu certo vocês conseguiram! Antonio Galdino, obrigada por fazer acontecer. Parabéns a Todos os Associados. Fé Juncal - Presidente Diretoria da Associação dos Aposentados de Jundiaí e Região - 2022."