Reconhecido como um dos períodos mais secos do ano, o outono sempre causa problemas respiratórios. Durante a estação é recorrente o número de pessoas levadas aos hospitais devido a sintomas como: incômodo constante no nariz, cansaço e tosse seca. 

Especialistas alertam que o período é o mais preocupante e favorável ao surgimento de doenças respiratórias alérgicas e infecciosas e, reforçam pedido de atenção redobrada as crianças e idosos. 

A estação tem início no dia 21 de março e termina no mesmo dia do mês de junho. Durante o período ocorre a redução dos índices pluviométricos e a queda gradual das temperaturas, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e partes da região Centro-Oeste do país.

O Pneumologista, Henrique Ferreira de Brito explica que o problema acontece devido à dificuldade do organismo criar barreiras contra agressores externos. 

“Isso acontece porque com esse tempo seco, fica mais difícil criar barreiras contra fungos, vírus, bactérias, ou qualquer tipo de poluição. Isso afeta principalmente quem tem uma imaturidade imunológica, no caso das crianças, como em quem tem um envelhecimento da imunidade, como os idosos.”

⚠️ De acordo com o especialista, existem dois pilares, um: ambiental, onde é preciso melhorar o local que nos cerca, a qualidade do ar, ou seja, abrir as janelas, portas, deixar o ar circular. Também é necessário aumentar a qualidade do ar, usando umidificadores ou uma bacia com água e toalhas umidificadas; Dois: Saúde. É preciso de muita hidratação. 

➡ Sintomas mais frequentes

-Tosse, seca ou com secreção 

- Espirros 

- Coriza 

- Congestão nasal 

- Desconforto na garganta 

- Febre  

- Dor no peito