📌 OUTUBRO ROSA - MÊS DE PREVENÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

No mês de outubro, todos vestimos rosa e abraçamos esta causa tão importante: O Combate ao Câncer de Mama.

O Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Esta campanha não surge apenas para nos alertar durante o mês de Outubro, ela vem para conscientizar, principalmente de que a prevenção e o auto cuidado devem estar presentes durante toda vida.

O risco de pessoas com mais de 65 anos desenvolverem doenças cancerígenas é 11 vezes maior* do que pessoas com idade inferior. De acordo com a ONU, Organização das Nações Unidas, a cada três mulheres, uma terá câncer. Entre os homens, um em cada quatro vai desenvolver a doença. Ambos, entre 60 e 79 anos de idade. A incidência de câncer cresce com a idade, devido ao envelhecimento celular, tornando essa célula mais propensa a sofrer mutações e menor a chance de correção quando ocorrem. O *câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo* e o mais comum entre as mulheres, o que equivale a cerca de *22% dos casos novos.

O câncer de mama pode ser encontrado através do autoconhecimento, mamografia e ultrassom das mamas.

Por isso, pratique o cuidado diário consigo mesma, tire 3 minutos do seu dia para realizar o autoexame, pense que talvez essa seja a prova de amor necessária para salvar uma vida!

FAÇA ISSO POR VOCÊ! PREVENIR-SE É AMAR A SI MESMA!