😷 COMO REDUZIR RISCOS DE CONTRAIR COVID-19 NO DIA A DIA APÓS 2ª DOSE

 Nas últimas semanas, prefeitos e governadores de várias partes do Brasil anunciaram um relaxamento das medidas de contenção da pandemia, que mantinham muitos espaços de convivência, como shoppings, restaurantes e estádios de futebol, fechados ou com horários e taxas de ocupação mais restritos.

 O alívio tem a ver com três fatores principais. O primeiro deles é a redução significativa na média móvel de casos e mortes por Covid-19. O segundo ponto tem a ver com o avanço da vacinação. Embora se saiba que os imunizantes não sejam 100% efetivos para evitar a infecção pelo coronavírus, eles previnem de forma significativa o agravamento da doença, que exige internação, intubação e pode levar à morte. Em terceiro lugar, não dá para ignorar o cansaço acumulado ao longo dos últimos meses. 

 Os pilares de uma retomada segura

Do ponto de vista prático, existem algumas premissas básicas a serem seguidas antes de pensar em retomar algumas atividades sociais. *O primeiro passo é aguardar 14 dias após completar a vacinação, seja com as duas doses ou com o imunizante da Janssen, de dose única. Esse é o tempo necessário para que o sistema imune crie uma resposta.*

 Segundo, não dá para abdicar das máscaras na maioria das situações.  Dependendo da ocasião, é importante usar modelos profissionais (como a PFF2) e checar se o equipamento está vedando bem as maçãs do rosto, a região do nariz, as bochechas e o queixo.

 Terceiro, é necessário adaptar as recomendações à realidade individual e ter muito cuidado com a parcela da população que é mais vulnerável aos estragos da Covid. Se você vive na mesma casa de um idoso ou de uma pessoa com imunidade comprometida, por exemplo, as precauções devem ser bem maiores, para minimizar a probabilidade de você se infectar com o coronavírus e transmiti-lo para esses familiares.

 O físico Vitor Mori, que faz pesquisas sobre engenharia biomédica na Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, usa como exemplo uma política adotada no Japão, que pede cuidado extremo diante de três situações:

*Espaços fechados e mal ventilados;

*Locais onde há aglomerações, com pessoas muito próximas umas das outras;

*Interações sociais com muita proximidade física e por um tempo prolongado.

 https://g1.globo.com/saude/coronavirus/noticia/2021/09/29/coronavirus-como-reduzir-riscos-de-covid-no-dia-a-dia-apos-2a-dose.ghtml