INSS CRIA O SERVIÇO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) por meio da Portaria Nº 908, cria o novo serviço “Atendimento Especializado", que tem por objetivo gerar um agendamento para atendimento presencial de demandas que não podem ser resolvidas pelos canais remotos.

Esse agendamento será liberado a partir desta quinta-feira (15) e vai permitir que muitas pessoas, que não estavam conseguindo atendimento presencial por conta da pandemia, sejam atendidas numa agência do INSS, com horário marcado e toda a segurança.

Para agendar o serviço, o cidadão deve ligar para o telefone 135. O atendente analisará a solicitação do usuário e, se a situação se enquadrar nos casos listados na Portaria, o agendamento será realizado.
Esse agendamento também poderá ser feito diretamente nas agências, para uma data próxima, nos casos em que o cidadão não tenha condições de fazer o pedido pelo telefone 135.
Idosos acima de 80 anos e deficientes visuais e auditivos também aparecem entre os autorizados a requisitar o atendimento presencial.
📌 O QUE PODE SER AGENDADO
O atendimento especializado é voltado para os seguintes serviços ou situações:
- Apresentar Contestação de NTEP;
- Atendimento solicitado por portadores de necessidades especiais: maiores de 80 anos de idade, deficiência auditiva ou visual;
- Órgão mantenedor inválido impossibilitando a solicitação de serviços;
- Requerimento concluído sem atendimento ao solicitado, relacionado a falha operacional não vinculada à análise do direito;
- Consulta à consignação administrativa;
- Ciência do Cidadão Referente à Necessidade de Inscrição no CadÚnico;
- Solicitar Retificação de CAT;
- Parcelamento ou impugnação à cobrança administrativa / MOB PRESENCIAL;
- Pensão Especial Vitalícia da pessoa portadora da Síndrome da Talidomida;
- Pensão Mensal Vitalícia do Seringueiro e seus Dependentes;
- Pensão Especial das Vítimas de Hemodiálise de Caruaru; e
- Impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos.

Atenção aos horários
O horário de funcionamento das agências da Previdência está restrito devido à pandemia, com abertura às 7h e fechamento às 13h. Pode haver variação no horário conforme a localidade da unidade

Fonte: INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e Portaria 908/2021

PORTARIA Nº 908, DE 9 DE JULHO DE 2021 - Cria o serviço "Atendimento Especializado", destinado ao atendimento nas Agências da Previdência Social.