
INSS ALERTA SOBRE
TENTATIVAS DE GOLPE ENVOLVENDO REVISÕES DE BENEFÍCIOS
Golpistas estão se aproveitando das revisões que o INSS realiza
em alguns benefícios para tentar obter dados pessoais dos beneficiários. As
abordagens podem ocorrer por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular.
Para
evitar cair nesse tipo de golpe, é importante ficar atento às seguintes dicas:
*- mantenha
sempre atualizados os seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço.
Isso deve ser feito pelo Meu INSS ou
pelo telefone 135;
*-
caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS,
não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato;
*-
o INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem
pede o envio de fotos de documentos;
*-
o número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS
nunca manda links nem pede documentos pelo SMS.
*-
sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação
fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135.*
*-
a pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir
qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar
algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com
agendamento);*
*-
é bom saber que quando alguém liga para o telefone 135 ou é atendido pelo chat
humanizado da Helô, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um
procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou ou acessou
o chat;
*O que fazer em caso de
tentativa de golpe*
*Denuncie
tentativas de golpes à Ouvidoria pela internet, ou pelo telefone 135.*
Caso
tenha sofrido um golpe, registre um Boletim de Ocorrência e comunique aos
órgãos envolvidos (por exemplo, o próprio INSS e o banco em que recebe o
benefício, se for o caso).
Veja quais são as revisões do INSS
*Revisão administrativa
Na
revisão administrativa, o INSS está notificando os beneficiários apenas por
carta enviada para o endereço cadastrado nos sistemas. Se a pessoa não for
localizada, a notificação ocorre por publicação no Diário Oficial da União.
Quem
for convocado a apresentar documentos para regularizar o benefício deve usar os
canais oficiais de atendimento: Meu INSS (site ou aplicativo para celular) ou
as agências da Previdência Social (nesse caso, sempre mediante agendamento, via
Meu INSS ou 135).
*Revisão de auxílio por
incapacidade temporária
A
revisão de auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) vai
começar em agosto. As convocações poderão chegar por carta, notificação do
banco pagador, e-mail ou publicação no Diário Oficial da União.
Em
todos os casos, o beneficiário sempre deverá agendar a perícia médica
revisional por um dos canais oficiais de atendimento remoto: Meu INSS (site ou
aplicativo para celular) ou telefone 135.
*Revisão dos Benefícios de
Prestação Continuada – BPC
O
INSS realiza avaliação administrativa dos Benefícios de Prestação Continuada -
BPC desde 2019. Neste trabalho, o órgão analisa se a pessoa que recebe o BPC
possui outras fontes de renda oficiais que a tornem inelegível ao benefício.
Quando um caso de renda incompatível com o BPC é identificado, inicia-se um
processo de averiguação junto ao segurado, que terá prazo para defesa. Se após
a análise o benefício for cessado, o segurado ainda terá direito a recurso.
Nessa
revisão, as convocações poderão chegar por carta ou publicação no Diário
Oficial da União.
*Quem
for convocado deve usar os canais oficiais de atendimento: Meu INSS (site ou
aplicativo para celular) ou as agências da Previdência Social (nesse caso,
sempre mediante agendamento, via Meu INSS ou 135).
*Denuncie tentativas
de golpes à Ouvidoria pela internet, em https://falabr.cgu.gov.br/,
ou pelo telefone 135.