PESQUISA DA UFPEL E HARVARD APONTA QUE VACINAÇÃO EVITOU MORTE DE 43 MIL IDOSOS POR COVID NO BRASIL

Um estudo aponta tendência de queda proporcional de mortalidade em idosos com mais de 70 anos com o avançar da vacinação contra a Covid-19 no Brasil. Segundo pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Sul do Rio Grande do Sul, e da Universidade Harvard, dos Estados Unidos, a imunização evitou a morte de 43.082 pessoas pela doença em 2021 no país.

Os resultados mostram que a proporção de idosos entre o total de óbitos por coronavírus caiu de quase 28%, em janeiro, para 12% (entre quem tem mais de 80 anos) e 16% (entre quem tem de 70 a 79 anos) em maio. As mortes por outras causas permaneceram estáveis no período.

Para os pesquisadores, os resultados fornecem evidências da efetividade das vacinas CoronaVac e AstraZeneca/Oxford, as primeiras a serem administradas contra a Covid no país. Os imunizantes também são eficazes contra a circulação da cepa P.1, conhecida como variante brasileira do vírus, afirmam.

De acordo com o trabalho, 99% da população com mais de 80 anos já recebeu, ao menos, a primeira dose da vacina. Entre os maiores de 70, o índice é de 94%.

*Os infectologistas alertam: quem já tomou a vacina, continue se cuidando, já que não temos uma ampla cobertura vacinal (mais de 40% da população vacinada) o que não impede a circulação do vírus. Recomendamos: Se puder, fique em casa, use Máscara cobrindo nariz e boca sempre que sair de casa, lave sempre as mãos ou use álcool em gel, mantenha o distanciamento social, evite aglomerações. Todas essas ações são essenciais para sairmos dessa situação! Quando chegar sua faixa etária no calendário de vacinação, VACINEM-SE*

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2021/06/18/pesquisa-da-ufpel-e-harvard-aponta-que-vacinacao-evitou-morte-de-43-mil-idosos-por-covid-no-brasil.ghtml