Por Antônio Alves da Silva

O Dia Nacional do Aposentado comemorado neste dia 24 de janeiro deveria ser um dia de celebração e reverência para todos os aposentados que ajudaram e ajudam a construir o nosso Brasil. Mas nesta data precisamos reforçar nossa união e comprometimento com o movimento para fortalecer nossas bandeiras de luta como o reajuste real para todos os aposentados, retomada da pensão por morte no valor integral, manutenção e fortalecimento da nossa Previdência Social que completa 102 anos.

Na calada do ano de 2024 o governo definiu um teto de reajuste na política de valorização do salário mínimo com um “aumento real” que pode variar entre 0,6% até 2,5% acima da inflação até 2030. Ou seja, não é mais um reajuste realmente real se a média do PIB for maior que 2,5%. Porque sempre para o povo precisamos de um teto de reajuste? Um absurdo!

Mas as injustiças não param por aí. Os aposentados que recebem acima do salário mínimo tiveram um reajuste de apenas 4,77% , enquanto os aposentados que recebem um salário mínimo foi de 7,5%. Desde 2011 os aposentados que ganham acima do piso estão sem um reajuste real (acima da inflação) o que acarreta em uma perda progressiva do poder aquisitivo desses aposentados que contribuíram com percentual maior durante sua vida laboral, buscando garantir uma aposentadoria digna e justa.

Diante desse cenário a FAPESP mais um ano segue na luta por uma política de valorização real para todos os aposentados e pensionistas do INSS com o mesmo percentual de reajuste do salário mínimo. Se nada fizermos, em um futuro próximo todos receberão o salário mínimo.

Defendemos a integralidade dos benefícios dos pensionistas, sem redutor de valores, principalmente para aqueles que têm a pensão como única forma de renda. Os (as) viúvos (as) estão expostos (as) à fragilidade financeira e passam por vulnerabilidade na manutenção da dignidade básica como moradia, alimentação e saúde desde a última reforma da previdência.

Nossa luta se faz urgente, se faz necessária! Precisamos estar comprometidos de fato com o movimento, priorizar a NOSSA luta, a luta dos aposentados, pensionistas e idosos.

Convidamos a todos para que neste próximo domingo, dia 26 de janeiro de 2025, participem da 36º Romaria Nacional dos Aposentados, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, onde todos juntos clamaremos por mais justiça aos aposentados. Lembrando que às 8h ocorrerá a Santa Missa dedicada ao Dia Nacional dos Aposentados com a leitura da Carta de Aparecida e às 9 horas, Plenária Nacional no Auditório Padre Noé Sotillo (subsolo do Santuário).

A FAPESP tem o compromisso irrevogável na defesa dos aposentados, pensionistas e idosos junto a suas Associações filiadas. 

A FAPESP reafirma e renova neste Dia Nacional do Aposentado sua missão em manter-se sempre na VANGUARDA, VIGILANTE, CONSTANTE E COMPROMETIDA  NA DEFESA DA DIGNIDADE DOS APOSENTADOS.

📢 ESSA É A NOSSA MISSÃO, SEMPRE EM MOVIMENTO PELOS APOSENTADOS!