O Repositório de Materiais de Educação Digital e Midiática para Pessoas Idosas disponibiliza conteúdos digitais que contribuem para a inclusão digital e orientação da população idosa
O Governo Federal lançou o “Repositório de Materiais de Educação Digital e Midiática para Pessoas Idosas”. O principal objetivo é ampliar o acesso a conteúdos digitais, promovendo a cidadania e inclusão digital. A plataforma oferta materiais sobre inclusão digital para idosos, que abordam temáticas como: golpes na internet; busca e algoritmo; inteligência artificial; combate à desinformação; entre outros assuntos. (Link do Repositório no final do texto)
🔷 A plataforma foi apresentada pela Diretora da FAPESP , Fé Juncal na última reunião da Diretoria Executiva realizada em 27 de novembro na qual foi tratado sobre a importância da educação digital para as pessoas idosas buscando inclusão digital, formação das lideranças, prevenir de golpes e entender a nova geração de aposentados. “Temos um vasto material que pode ser utilizado gratuitamente em nossas entidades, seja numa roda de conversa para leitura, pílulas informativas que podem ser impressas, distribuídas ou coladas no mural da entidade. Este conteúdo é uma ferramenta poderosa para formação da nossa gente. A FAPESP seguindo com seu compromisso em informar e conscientizar os aposentados, pensionistas e idosos aos poucos divulgará esses assuntos tratados no Repositório, como também pílulas informativas do Estatuto da Pessoa Idosa e do Código de Defesa do Consumidor. Nossa luta se fortalece com informação!” destacou o presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva.
📚 Diversos materiais e iniciativas voltados para a inclusão digital destacam-se como o portal EducaMídia 60+ e cartilhas produzidas pela Entidade Palavra Aberta, abordando temas como golpes na internet, algoritmos, redes sociais, inteligência artificial e fake news. O Portal da Terceira Idade, da organização Cidadão Brasil, e a *cartilha "Internet com Responsa +60", do NIC/CGI.br, também contribuem para o uso seguro e consciente da internet. Além disso, a pesquisa TIC Domicílios, do Cetic.br, fornece dados essenciais sobre conectividade, reforçando a importância da inclusão digital para esse público.
A plataforma foi elaborada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), em decorrência de projeto integrante do 6° Plano de Ação Nacional (2024-2027) na Parceria para Governo Aberto (OGP). A iniciativa foi realizada por meio da cooperação entre o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Ministério da Educação (MEC), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Defensoria Pública da União (DPU) e da sociedade civil (Safernet Brasil, Instituto Palavra Aberta, Plataforma Pessoas Idosas com Justiça e Cidadania / PI-Brasil, Instituto Vero e Nic.Br).
📚 Repositório de Materiais de Educação Digital e Midiática para Pessoas Idosas - https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/educacao-midiatica/repositorio-geral/pessoa-idosa
📢 APOSENTADOS CONECTADOS EM MOVIMENTO!
🌐 Leia, curta e compartilhe a FAPESP nas redes sociais!