Dia 20 de novembro é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra e, pelo primeiro ano, é feriado nacional. Esta data é lembrada também como o Dia de Zumbi dos Palmares, um dos grandes nomes da resistência negra que foi morto nesta mesma data em 1695.
O Dia da Consciência Negra é uma data bastante representativa em um país onde 56% da população se autodeclara preta ou parda. Conhecer a história e reconhecer a herança negra se faz necessário, é uma oportunidade para *refletir sobre questões como o racismo, a discriminação racial e as desigualdades que afetam a população negra brasileira e mundial. Além disso, é mais um convite para que a sociedade reconheça, valorize e preserve a contribuição cultural, social, econômica e política negra.
✊🏾 O combate à discriminação deve ocupar todos os ambientes da sociedade na luta antirracista como o racismo estrutural que todos nós temos que combater diariamente.
📢 A célebre frase da filósofa, escritora e professora Angela Davis ressalta a importância de ser um aliado na luta contra o racismo.“Numa sociedade racista, não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”.