O movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente (Dia Internacional - 19 de outubro), com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

🩷 Esta campanha não surge apenas para nos alertar durante o mês de Outubro, ela vem para conscientizar, principalmente de que a prevenção e o autocuidado devem estar presentes durante toda vida. “Nós como Entidade de aposentados, temos por responsabilidade, promover e abraçar a campanha Outubro Rosa nas Associações para conscientização e prevenção. Cuidar da saúde da nossa gente é também nossa luta.”, destaca o presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva.

O risco de pessoas com mais de 65 anos desenvolverem doenças cancerígenas é 11 vezes maior do que pessoas com idade inferior.  A incidência de câncer cresce com a idade, devido ao envelhecimento celular, tornando essa célula mais propensa a sofrer mutações e menor a chance de correção quando ocorrem.

📊 O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres depois do câncer de pele não melanoma. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que 73.610 novos casos de câncer de mama sejam registrados até 2025, com uma taxa de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, e que a doença cause 18 mil mortes. Embora rara, a doença também pode acometer homens, representando cerca de 1% dos casos. O câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71/100 mil (18.139 óbitos).

O risco de desenvolver câncer de mama aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos.  O exame padrão para diagnosticar o câncer de mama é a mamografia de rastreio, que deve ser realizada anualmente a partir dos 40 anos.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

🩷 O câncer de mama pode ser encontrado através do autoconhecimento, mamografia e ultrassom das mamas. Por isso, pratique o cuidado diário consigo mesma, tire 3 minutos do seu dia para realizar o autoexame, pense que talvez essa seja a prova de amor necessária para salvar uma vida!

🩷 FAÇA ISSO POR VOCÊ! PREVENIR-SE É AMAR A SI MESMA!