Fake news e reportagens sensacionalistas geram desinformação e precisamos estar atentos antes de compartilhar uma notícia

📢 Fake news são notícias falsas ou enganosas que circulam principalmente nas redes sociais. Criadas com o objetivo de desinformar, manipular e gerar conflitos.

📢 O clickbait ou “isca de cliques”/ “caça-cliques” utiliza títulos exagerados ou enganosos para atrair a atenção dos leitores que prometem revelações “chocantes, bombásticas ou exclusivas” e na verdade não entregam o conteúdo sugerido no título.

🔷 O Presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva, reforça o alerta, "Nós,como lideranças, alcançamos milhares de pessoas e carregamos a responsabilidade com a nossa luta em defesa dos aposentados, pensionistas e idosos. Por isso, nosso compromisso sempre é com a verdade e os meios de comunicação da FAPESP (site, redes sociais oficiais e o grupo FAPESP Oficial no Whatsapp) estão disponíveis para informar e esclarecer o que é necessário para nossa luta seguir forte e constante!”

⚠️ Atenção!!! ⚠️

1️⃣ Verifique a Fonte: Sempre verifique se a notícia vem de uma fonte confiável e reconhecida. Desconfie de sites desconhecidos ou com nomes parecidos com veículos de comunicação renomados.

2️⃣ Cheque a Data da Publicação: Informações antigas podem ser reutilizadas fora de contexto. Verifique a data para garantir que a notícia é atual.

3️⃣ Leia Além do Título: Títulos sensacionalistas são a principal característica e objetivo do clickbait. Leia o artigo completo para entender o contexto antes de compartilhar.

4️⃣ Desconfie de Emoções Extremas: Notícias que provocam emoções muito fortes, como medo, revolta ou raiva, devem ser vistas com cautela. Muitas fake news são projetadas para manipular as emoções e serem divulgadas no impulso.

5️⃣ Consulte Múltiplas Fontes: Compare a notícia com outras fontes confiáveis, pesquise no Google o assunto. Se várias fontes e sites respeitáveis publicaram a mesma informação, é mais provável que seja verdadeira, caso esteja em dúvida pergunte, procure a FAPESP.

6️⃣ Use Ferramentas de Verificação de Fatos: Existem diversas plataformas online dedicadas à verificação de informações, como Fato ou Fake , Agência Lupa, Estadão Verifica, Projeto Comprova, AFP, Aos Fatos e E-Farsas, que podem ajudar a identificar se uma notícia é verdadeira ou falsa.

7️⃣ Fique Atento a Erros Ortográficos e de Formatação: Sites de fake news frequentemente contêm muitos erros de ortografia, formatação estranha e muitas propagandas.

FAPESP EM MOVIMENTO CONTRA AS FAKE NEWS!

Jornalista : Renan Matavelli