A FAPESP denunciou à FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos o descaso dos Bancos com os milhares de aposentados, pensionistas e idosos. As Instituições financeiras descumprem o Estatuto da Pessoa Idosa. O ofício foi encaminhado ao presidente da FEBRABAN, ao senhor Isaac Sidney Menezes Ferreira.

🔷 “Os aposentados, pensionistas e idosos merecem respeito e faremos de tudo para garantir que a o Estatuto da Pessoa Idosa seja cumprido. Exigimos respeito!” indagou o presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva.

O Diretor da FAPESP, Antero Ferreira tratou do assunto com o Presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva na última quinta-feira (16/5) sobre a falta de estrutura no autoatendimento das agências bancárias e como primeira medida foi formalizado denúncia a FEBRABAN, e aos gerentes gerais das agências com problema.

Confira na íntegra ofício:

A Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos do Estado de São Paulo – FAPESP vem por meio deste ofício denunciar o descumprimento do Estatuto da Pessoa Idosa pelas agências bancárias.

📌 1- Atendimento

Existe apenas um único funcionário para oferecer informação, distribuição de senha, auxiliar no caixa eletrônico. Este mesmo funcionário por vezes precisa se ausentar do posto para tratar do assunto dentro da agência, deixando sem ninguém para o atendimento. Já presenciamos situações assim no Bradesco, Banco do Brasil. É necessário mais funcionários dedicados no autoatendimento.

📌 2- Filas

Como barram as pessoas idosas de utilizar os caixas físicos dentro das agências, formam-se grandes filas e não há estrutura e organização para filas prioritárias. Essa ação fere o Estatuto da Pessoa Idosa no Art. 114. Art. 1º “As pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário, nos termos desta Lei."

Se faz urgente a organização e cumprimento das filas prioritárias tanto para senhas quanto para uso dos caixas.

📌 3- Estrutura

O espaço do autoatendimento não oferece a estrutura necessária para receber as pessoas idosas. Não há bancos para as pessoas aguardarem o atendimento no caixa e muito menos sanitários disponíveis. Por questões de saúde, sabemos que as pessoas idosas carecem de assentos para se acomodar e banheiros acessíveis. Esta inação dos bancos fere o Estatuto da Pessoa Idosa no Art. 71 § 4º “Para o atendimento prioritário, será garantido à pessoa idosa o fácil acesso aos assentos e caixas, identificados com a destinação a pessoas idosas em local visível e caracteres legíveis.”

É necessário bancos e banheiros para acomodar as pessoas idosas.

📌 4- Fechamento de agências

Nos últimos meses, dezenas de agências, principalmente do Banco Bradesco, têm sido fechadas e os clientes não têm sido informados de maneira prévia. Muitos idosos não sabem para onde a conta foi transferida, e enfrentam agências lotadas para receber seu benefício.

📌 5- Recebimento de Cartão

Os aposentados recebem cartão novo pelos Correios e o banco cancela o antigo sem aviso. Muitas vezes o idoso vai ao banco e só assim descobre que o cartão já está cancelado.

Esperamos que estes pontos sejam analisados e resolvidos pois ferem o Estatuto da Pessoa Idosa. É obrigação do banco ter o mínimo de estrutura para receber as pessoas idosas que exigem maiores cuidados e atenção.

A FAPESP segue vigilante, atenta para garantir dignidade e justiça aos aposentados, pensionistas e pessoas idosas!

EXIGIMOS RESPEITO!

📢 FAPESP EM MOVIMENTO!

🌐 Leia, curta e compartilhe a FAPESP nas redes sociais!