Neste dia 13 maio é celebrado o dia de Nossa Senhora de Fátima, data de aparição da Virgem Maria aos três pastorinhos - Lúcia, Francisco e Jacinta - em Fátima, Portugal, no ano de 1917. Esta data é um momento de mensagem espiritual e esperança e renovação da nossa fé.

Nesta mesma data temos a promulgação da Lei Áurea em 1888, que aboliu a escravidão no Brasil. A população negra enfrenta desafios contínuos na busca por igualdade. Discriminação, falta de oportunidades e racismo persistem ao até os dias de hoje. O movimento negro emerge como uma resposta a essas injustiças, lutando por direitos civis, representação política e igualdade racial. Apesar de avanços como a criação de políticas de promoção da igualdade racial, as desigualdades raciais ainda são uma realidade no Brasil, evidenciando a necessidade contínua de luta por justiça e inclusão.

Que neste dia de reflexão e luta, possamos renovar nossa fé e esperança em um futuro onde todos sejam tratados com igualdade e dignidade. Que recordemos o legado de Nossa Senhora de Fátima seguir com fé comprometidos em continuar trabalhando pela justiça e inclusão para todos. Que cada um de nós faça a sua parte para construir uma sociedade mais justa e fraterna, onde todos tenham oportunidades iguais de prosperar.

📢 FAPESP SEMPRE EM MOVIMENTO!

🌐 Leia, curta e compartilhe a FAPESP nas redes sociais!