Ser mãe é amar incondicionalmente. Mãe: palavra pequena, mas com um significado infinito, pois é amor, dedicação, força e sabedoria. Mãe, sinônimo do verbo amar, eu te amo, nós te amamos hoje e sempre. 

🔷 “Querida mãe, você que é o instrumento perfeito na obra da criação permitindo que o Bom Deus realize através de você o maior milagre que é a geração da vida, receba essa homenagem neste dia especial, meus cumprimentos, abraço fraterno e os votos de muitas felicidades.”, parabeniza o presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva.

A FAPESP deseja um feliz Dia das Mães para todas as mães do nosso país! ❤️🌹

🌹 História

A origem da data que celebra as mães remonta ao começo do século 20, criada por Anna Jarvis como forma de homenagear sua mãe, Ann Jarvis. Ann era conhecida por realizar, junto com outras mães, trabalhos sociais voltados para famílias.

Frequentadora de uma igreja metodista, a ativista criou, em sua comunidade, o Mother’s Day Work Clubs, uma instituição para dar assistência a famílias necessitadas e melhorar as condições sanitárias de cidades no estado americano de Virgínia Ocidental, a fim de ajudar a evitar doenças.

Após a Guerra Civil Americana (1861-1865), quando atuou como enfermeira de soldados, ela e outras mães criaram o Mother’s Friendship Day (Dia das Mães pela Amizade), um dia para celebrar a paz entre famílias de diferentes lados.

Ann morreu em 9 de maio de 1905, aos 73 anos. Em 1908, Anna criou um memorial em homenagem à sua mãe, marcando o primeiro Dia das Mães. Ela lutou pelo reconhecimento da comemoração, embora tenha se tornado crítica dela mais tarde, devido à sua comercialização.

O estado da Virgínia Ocidental foi o primeiro a reconhecer a data, em 1910, até que, em 1914, o Congresso norte-americano estabeleceu o segundo domingo de maio como o data para a celebração, ratificada pelo então presidente do país, Woodrow Wilson.

🌹 Dia das Mães no Brasil

De acordo com historiadores, a primeira celebração do dia das mães no Brasil foi em 1918, pelos membros da Associação Cristã dos Moços de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Embora não seja um feriado nacional, a data comemorativa foi instituída pelo ex-presidente Getúlio Vargas no Decreto Nº 21.366, de 5 de maio de 1932. A inspiração veio da celebração materna nos Estados Unidos. 

A razão por trás disso foi o movimento feminista, mais especificamente da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino. A oficialização, aliás, aconteceu mesmo ano em que as mulheres brasileiras conquistaram o direito ao voto e à candidatura política.

🌹 Dia das Mães no mundo

Assim como os EUA, o Brasil é um dos países que celebra o Dia das Mães no segundo domingo de maio (o Reino Unido, por exemplo, comemora em março). 

No caso de Portugal, Angola, Hungria, Moçambique, Cabo Verde e Espanha, o Dia das Mães também é comemorado em maio, mas no primeiro domingo do mês.

Enquanto noruegueses comemoram no segundo domingo de fevereiro, os argentinos e bielorrussos dedicam o terceiro domingo de outubro para homenagear.

Além disso, também existem alguns lugares que levam a estação em consideração, como na Palestina e no Líbano que celebram no primeiro dia da primavera.