Teto máximo do empréstimo com desconto em folha cai de 1,72% para 1,68% ao mês. No cartão, diminuição foi de 2,55% para 2,49% ao mês

Foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (30/4) a Resolução 1.363 do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), em conjunto com o Ministério da Previdência Social (MPS), que recomenda ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que fixe o teto máximo de juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas em 1,68% ao mês.

O texto ainda estabelece uma taxa de 2,49% ao mês para as operações realizadas por meio de cartão de crédito e cartão consignado de benefício. Antes, esses percentuais eram de 1,72% e 2,55% ao mês, respectivamente.

📢 A COBAP é representada no Conselho pelo Diretor, Dr. Obede Muniz Teodoro (Diretor da FAPESP e Vice-presidente da União dos Aposentados de Guarulhos).

As novas taxas passam a valer cinco dias após a publicação dessa decisão do CNPS no Diário Oficial da União.

Esta é a sétima queda das taxas desde o início da atual gestão, em 2023. O conselho tem adotado como parâmetro a queda da taxa Selic. Os novos valores começarão a valer cinco dias úteis após a publicação da resolução pelo ministério.

Pelas regras atuais, o segurado do INSS pode comprometer até 45% do benefício com o empréstimo. Desse total, 35% são para empréstimo pessoal, 5% para cartão de crédito e 5% para cartão de benefício.

Atualmente, há 63.746.598 contratos de consignado ativos (considerando todas as modalidades).

Estão disponíveis no portal do INSS e no aplicativo Meu INSS as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras no Brasil. Os segurados poderão consultar em qual banco a taxa de juros está mais favorável e fazer a portabilidade do empréstimo.

No aplicativo ou site, ao selecionar o serviço "extrato de empréstimos", opção "instituições e taxas", os juros estarão disponíveis para que o segurado verifique qual a taxa mais vantajosa antes de pegar o empréstimo.

Veja o passo a passo

-Acesse o aplicativo ou o site Meu INSS

-Na página inicial, onde há uma lupa, escreva "Taxas de Empréstimo Consignado"

-Será aberta uma página com a lista de bancos e os juros praticados em cada um deles