A FAPESP promoveu na última quarta-feira (24/4) Roda de Conversa para discutir a política de valorização das aposentadorias do INSS, destacando pontos como Salário Mínimo, Reajuste e as Aposentadorias acima do mínimo. O senhor Fernando Lima, economista e supervisor técnico do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) de São Paulo esclareceu detalhes e promoveu amplo debate sobre o assunto. O evento contou com a presença de 52 lideranças, representando 32 associações.

📊 Primeiramente, Fernando Lima fez uma explanação sobre a Previdência Social, fatores demográficos, ataques aos direitos dos aposentados, apresentou números previdenciários em geral e destrinchou os índices e formas de correção do salário mínimo e dos aposentados que recebem acima do mínimo. Em um segundo momento foi aberto para perguntas dos participantes e responder dúvidas.

📢 Após amplo debate de ideias foram sugeridas as seguintes propostas:

1️⃣ Incluir na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) os recursos para a correção dos benefícios dos aposentados que recebem o valor acima do salário mínimo.

2️⃣ Utilizar como índice de correção dos salários dos aposentados o mesmo índice que corrige os salários dos trabalhadores da ativa.

3️⃣ Pressionar o Congresso Nacional e o Governo Federal pela cobrança das dívidas previdenciárias de pessoas jurídicas, que sempre são discutidas, negociadas e nunca cobradas efetivamente.

4️⃣ Foi sugerida pela plenária e aprovada por unanimidade a participação da COBAP e Federações para convidarmos o Ministro da Previdência Social para uma reunião em São Paulo a fim de apresentarmos nossas reivindicações e ouvir a posição do ministro sobre os itens mencionados:

▶️ correção das pensões;

▶️ reajuste real para quem ganha mais que o salário mínimo;

▶️ ter o PIB e o INPC como índices para correção dos aposentados que ganham acima do salário mínimo.

5️⃣ Foi aprovado para criarmos uma comissão para tratar de temas a serem abordados pelas associações com todos os aposentados de maneira unificada.

No final do encontro foi aberta a palavra para comunicações: A ADMAP fez um convite para o seminário que se realizará no mês de agosto. Destacado o Jubileu de Ouro da UAPO com a entrega do certificado da FAPESP à entidade, foi divulgado documentário “Previdência Social: 100 anos de lutas” produzido pela PUC-SP e que a Associação de Jundiaí terá participação por fim, e realizado convite sobre o encontro das mulheres em Jundiaí, Fé Martins Juncal ainda definirá a data para o encontro.

▶️ A mesa foi coordenada pelo Presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva, pelo secretário-geral, Nelson Gonçalves (1º Secretário da Associação dos Metalúrgicos Aposentados de Sorocaba e Região – AMASO) e pela Diretora de Comunicação da FAPESP, Fé Juncal (Secretária de Finanças da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí e Região - AAPJR).

📷 Confira a galeria de fotos completa no Facebook e site da FAPESP https://web.facebook.com/federacaofapesp/posts/pfbid02PkPPnC4mSQx3Nqq6rL9hBaes6WD22m87FbQvHR4Tb4vzLNxaH2HyV3sQxMt1CU69l?locale=pt_BR

📢 FAPESP SEMPRE EM MOVIMENTO!

🌐 Leia, curta e compartilhe a FAPESP nas redes sociais!

Por Renan Matavelli