Golpistas utilizam crachá falso do INSS abordando segurados em casa para uma suposta "prova de vida presencial". O que não existe.

⚠️ Seja em casa, por telefone, e-mail, WhatsApp, abordagem na rua, em instituições bancárias ou pagadoras, a orientação do INSS é uma só: não forneça qualquer informação, cópia de documentos, ou número de conta bancária. Os canais oficiais do INSS são o aplicativo ou site Meu INSS e a Central de Atendimento 135, além das Agências da Previdência Social (APS) espalhadas por todo país. ⚠️

A imagem do casal de falsários e a foto do carro com adesivos simulando pertencer ao INSS estão em processo em poder da Procuradoria Federal Especializada (PFE). Também constam no processo perfis falsos em redes sociais, vídeos enganosos visando extorquir segurados, páginas na internet, entre outros.

💬 "Nenhuma prática que vise prejudicar ou extorquir aposentados, pensionistas e segurados em geral passará impune", adverte Alessandro Stefanutto, presidente do INSS.

🔷 O presidente da FAPESP destaca a importância de denunciar esses golpistas:

“A FAPESP apoia e amplia a denúncia do amigo e diretor Dr. Obede Muniz (Membro do Conselho Nacional de Previdência) sobre a gravíssima ação de bandidos que usam a prova de vida para ludibriar aposentados, pensionistas e beneficiários para apropriação de dados, informações pessoais e documentos da nossa gente. Isso é gravíssimo e aquele que se apresentar como funcionário do INSS, inclusive com crachás da instituição, deverá ser denunciado a autoridades e presos. São bandidos!

Nós já passamos por momentos de apreensão devido às inúmeras fraudes no sistema de desconto em folha, promovido por pessoas sem escrúpulos que criam Entidades falsas para roubar nossa gente.

A FAPESP tem o compromisso principal em defender os aposentados, pensionistas e a pessoa idosa e estamos tomando ações em irmandade com a COBAP, nossa Confederação, para coibir as ações da bandidagem.

📢 Caros aposentados, pensionistas e beneficiários da previdência, se aparecem pessoas dizendo serem funcionários do INSS para fazer prova de vida, chamem a polícia, ligue para FAPESP ou contate a Associação dos Aposentados de sua cidade para fazer a denúncia. DENUNCIEM! UM BASTA AOS GOLPISTAS!”

📌 Para lembrar: em decorrência da publicação da Portaria MPS nº 723, de 8 de março de 2024, estão suspensos bloqueios de pagamento por falta de comprovação de vida até 31 de dezembro deste ano. Desde o ano passado, cabe ao INSS comprovar que o beneficiário está vivo, para isso, coleta dados governamentais dos cidadãos e atualizando a prova de vida daqueles beneficiários cujas interações sociais identificadas foram suficientes para comprovação de vida.

Além da orientação para o não bloqueio dos benefícios sem prova de vida até o final do ano, a portaria muda o período da contagem de 10 meses para a comprovação de vivacidade. Ao invés de a contagem valer a partir da data de aniversário do segurado, ela começa na data da última atualização do benefício ou mesmo da última prova de vida.

📢 FAPESP E ASSOCIAÇÕES UNIDAS EM DEFESA DOS APOSENTADOS!