Lideranças aprovaram a criação da Secretaria da Mulher FAPESP, definiram plantonistas em Brasília e organização de abaixo-assinado

FAPESP DE CASA CHEIA! A Federação de São Paulo realizou nesta quarta-feira (13), Reunião Plenária com representantes das Associações filiadas de todo o estado de São Paulo. O Presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva coordenou os trabalhos da Plenária, primeiramente agradecendo a presença de todos e reforçou a importância da união e comprometimento com as pautas do movimento.

Em um primeiro momento a Diretora de Comunicação da FAPESP, Fé Juncal (Secretária de Finanças da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí e Região - AAPJR) explanou os principais pontos discutidos no III Encontro Nacional da Mulher COBAP – III ENAMUC, no Centro de Eventos Jatiúca, em Maceió (AL), entre os dias 7 a 10 de março de 2024 e destacou que a Moção de Apoio apresentada pela FAPESP que foi aprovada e acolhida pela Assembleia e irá compor a Carta oficial do III ENAMUC.

📑 O Presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva parabenizou pela participação no evento e na oportunidade foi colocado em votação e aprovado por unanimidade pela Plenária a criação da Secretaria da Mulher FAPESP, sob a coordenação e implementação pela Diretora Fé Juncal e a realização entre os meses de junho ou julho do primeiro Encontro da Secretaria da Mulher FAPESP.

📑 Por sugestão apresentada pelo vice-presidente da FAPESP, Juraci Goes (Piracicaba Metalúrgicos), foi aprovado por unanimidade a organização de um abaixo-assinado para pressionar o governo na criação de uma política de reajuste real para todos os aposentados e pensionistas do INSS. Também foi votado e aprovado sugestão apresentada pelo Diretor da ADMAP, Adilson dos Santos (Índio) destacou a importância da retomada da luta, neste primeiro momento ainda não propício para atos de rua, mas sugeriu que no encontro a ser realizado na FAPESP em 24 de abril com o Dieese seja colocado essa questão em debate para organização da luta. A Diretora Fé Juncal (Jundiaí) apresentou proposta, aprovada por unanimidade, que as Associações busquem Entidades vizinhas e em cidades próximas para organizar “Rodas de Conversa” para discutir com a base pautas como o reajuste das aposentadorias e pensão por morte. Os assuntos debatidos serão apresentados à FAPESP em uma Plenária ampliada para definição das bandeiras de luta e mobilização unificada do movimento.

📑 Seguindo o planejamento da COBAP, as lideranças definiram, por meio de sorteio, quais dirigentes irão participar dos Plantões da COBAP no Congresso Nacional ao lado do Diretor da COBAP Obede Muniz. Neste primeiro plantão de panfletagem nos gabinetes irão participar a senhora Sandra Ramos (STU Campinas) e os diretores da FAPESP, Tijolinho (Químicos ABC) e José Prates ( Alimentação Catanduva). Em um segundo momento, participarão a diretora Fé Juncal (Jundiaí) e João Carteiro (Piracicaba- Eclética).

📑 As lideranças ainda trataram de outras pautas como: a Avaliação Ato de Aparecida 2024; Seminário FAPESP; Eleição FAPESP 2024 e informes sobre o processo de Revisão da Vida Toda, questão dos pensionistas, a confirmação do adiantamento do 13º Salário dos Aposentados para abril e maio, novo Teto taxa de juros do Crédito Consignado, Projeto de Lei n° 5988/23 sobre a Decadência e o PL n° 5987/23 que Institui o Conselho de Proteção à Pessoa Idosa.

▶️ Ao final da Plenária, o presidente da FAPESP convidou todos os presentes para um registro na frente do novo e moderno painel de vidro com a logo da FAPESP instalado no salão principal Jair Diniz Martins.

Registramos a presença de mais de 40 lideranças representando mais de 20 Associações filiadas a FAPESP, com algumas justificativas de ausência.

📢 FAPESP E ASSOCIAÇÕES UNIDAS EM MOVIMENTO!

📷 Confira todas as fotos da Plenária na Galeria no site da FAPESP