O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, inauguraram a Agência da Previdência Social em Arujá (SP) nesta última quarta-feira (18). O evento também contou com a presença do superintendente do INSS Sudeste I, Vanderlei Barbosa dos Santos; da gerente-executiva do INSS em Guarulhos (SP), Caroline Amery; do prefeito de Arujá, Luis Camargo.

🔷 O Presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva não pôde comparecer por conta da Plenária na sede da Federação, mas foi representado pelo Diretor da FAPESP e COBAP, Dr. Obede Muniz Teodoro (Vice-presidente da União dos Aposentados de Guarulhos e  Membro do Conselho Nacional de Previdência Social - CNPS) que participou da inauguração da nova agência.

O superintendente regional do INSS Sudeste I, Vanderlei Barbosa dos Santos, ressaltou o trabalho de cada um dos gestores que se empenharam na construção da agência e a importância das parcerias para o Instituto. “Esse esforço conjunto, em nível municipal, regional e federal, que se materializa hoje nesta nossa inauguração, é a prova de que o poder público está trabalhando dia e noite para que os interesses do cidadão sejam respeitados e seus direitos, reconhecidos.”

O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, enfatizou que a agência é reflexo da articulação de forças e da política - fundamental, a seu ver, para a humanização das relações. Para ele, a ausência da política termina em falta de solidariedade e empatia. “As pessoas não são CPFs, não são números. Elas querem receber seus benefícios e ser felizes. A humanização vem com um atendimento completo, saudável, de qualidade, em prédios como este.”

O prefeito de Arujá, Luis Camargo, lembrou que muitos segurados e beneficiários do INSS ainda dependem do atendimento presencial. “São pessoas com um pouco mais de idade, em vulnerabilidade social ou com problemas de saúde. Por isso, é preciso ter esse atendimento, esse acolhimento. O brasileiro precisa ser acolhido em seus anseios.”

Na inauguração, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, parabenizou a inauguração e falou sobre o Programa de Enfrentamento à Fila, destacando a redução da quantidade de pessoas aguardando resposta nos últimos meses. Lupi também salientou a diminuição da taxa de juros do empréstimo consignado, aprovada recentemente. Abordou o compromisso do governo federal com o “atendimento próximo e humanizado” aos mais de 34,5 milhões de segurados no Brasil. Somente na cidade, o INSS reúne mais de 11 mil beneficiários. “A Previdência é um instrumento de distribuição de renda. Nós somos o maior programa social contínuo e permanente no planeta”, exaltou.

📢 Atualmente, o INSS é responsável pelo pagamento de 13.526 benefícios em Arujá, o que representa uma injeção mensal de R$ 26,4 milhões na economia da cidade.

▶️ O ato contou ainda com as participações do deputado federal Márcio Alvino e o deputado estadual Marcio Nakashima; presidente da Câmara Municipal, Abel Franco; do secretário de Regime Próprio e Complementar, Paulo Pinto, da gerente-executiva e da gerente local do INSS, Caroline Sanches e Renata Conde, respectivamente; do coordenador regional da Perícia Médica Federal, Marcio Aurelio Soares, além de representantes de sindicatos e associações da sociedade civil.

A Agência da Previdência Social em Arujá está localizada na Rua Albuquerque Lins, 101, Vila Riman. Trata-se de um local de fácil acesso, na região central da cidade e próximo à Rodoviária, o que vai facilitar o deslocamento de pessoas das cidades vizinhas que precisem ser atendidas no INSS.

A agência tem 330 m² e possui infraestrutura completa, com modernas instalações, ambiente climatizado e acessibilidade. A unidade conta com duas salas de espera – uma para atendimento geral e outra para perícia médica –, que acomodam aproximadamente 40 pessoas; quatro guichês de atendimento; duas salas de perícia médica; e sanitários com acessibilidade. O custo total da obra foi de R$ 1,78 milhão.

No local, cinco colaboradores, entre servidores administrativos, médicos peritos e estagiários, vão atender os serviços de orientação e informação, emissão de extratos previdenciários, cumprimento de exigência, atendimento simplificado e específico e perícia médica.

A Agência Arujá já está em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. A previsão é de que 100 pessoas em média sejam atendidas por dia na unidade.