A Constituição Federal, promulgada pela Assembleia Nacional Constituinte em 5 de outubro de 1988, completou 35 anos. Uma data importante para celebrar a Carta Magna mas também para clamar por mais justiça e respeito aos aposentados, pensionistas e idosos.

A COBAP, FAPESP e demais Federações participaram na formulação de artigos fundamentais da Constituição Federal sobre Previdência Social e direitos da pessoa idosa. Porém, o que acompanhamos ao longo destes 35 anos foram sucessivas retiradas de direitos dos aposentados, com reformas da previdência, mudanças no cálculo e tempo de acesso das aposentadorias, achatamento dos benefícios, sucateamento do INSS, do SUS, o fim do Ministério da Previdência, o corte no benefício das pensionistas, entre centenas de outras que com muita luta conseguimos reconquistar ou evitar, como o retorno do Ministério da Previdência. Mudanças que sempre visam marginalizar uma população que ajudou e ainda ajuda a construir este Brasil.

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin e o senador Paulo Paim, um dos congressistas da constituinte, participaram de uma sessão solene do Congresso Nacional junto com os demais poderes do Legislativo, Executivo e Judiciário e destacaram que a nossa Constituição é uma Constituição Cidadã.

🔷 O Presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva faz uma importante reflexão sobre o assunto, “ Fala-se de Constituição Cidadã porém sabemos que de cidadã não tem quase nada depois de tantas emendas, uma verdadeira colcha de retalhos que retiraram direitos importantes do povo brasileiro ao longo dos anos e os direitos garantidos são infelizmente desrespeitados e negligenciados. A Constituição é do povo brasileiro, é dos aposentados. A FAPESP segue nestes 40 anos de história na defesa irrestrita pela dignidade, pelo direito dos aposentados, pensionistas e idosos.”

É uma data para reflexão da importância da nossa luta pela manutenção dos nossos direitos garantidos na Carta, no Estatuto da Pessoa Idosa, que completou 20 anos no último dia 1º de outubro. Devemos seguir sempre vigilantes, nunca retroceder!

📢 A CONSTITUIÇÃO É NOSSA!

🌐 Leia, curta e compartilhe a FAPESP nas redes sociais!