A FAPESP encaminhou ofício aos 184 deputados federais e 19 senadores que compõem a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Aposentados e Pensionistas cobrando o retorno do pagamento integral das pensões por morte do INSS, sem redutor de valores.

▶️ Os pensionistas desde a última reforma da previdência sofrem com a redução no valor das pensões em até 50%. Em um momento de fragilidade emocional, o (a) viúvo (a) é também exposto (a) à fragilidade financeira por ter um corte de renda brusco e vulnerabilidade na manutenção da dignidade básica como moradia, alimentação e saúde.

 📑 Em documento também encaminhado ao Ministério da Previdência, o presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva reforça a retomada da integralidade dos benefícios, sem redutor de valores, principalmente para aqueles que têm a pensão como única forma de renda, viúvos (as) que não são aposentados ou não possuam renda, devem garantir o valor integral do benefício.

Ainda no governo de transição, integrantes do grupo temático de Previdência, mostraram a intenção de garantir 70% ou 80% do valor das pensões, mantendo o percentual dos dependentes, mas o assunto não seguiu nas discussões.

Contamos com o comprometimento da Frente Parlamentar para dar encaminhamento nessa proposta na certeza que poderá corrigir esta injustiça e mudar a vida de milhões de pensionistas, auxiliando na construção de um país mais justo para as pessoas idosas. 

Em paralelo, o assunto foi pautado na plataforma digital Brasil Participativo pelo Diretor da FAPESP e COBAP, Dr. Obede Muniz (Diretor Jurídico da União dos Aposentados de Guarulhos) que atua como membro do  Conselho Nacional de Previdência Social - CNPS e levará o tema na próxima reunião do Conselho.

📢 FAPESP SEMPRE EM MOVIMENTO!

🌐 Leia, curta e compartilhe a FAPESP nas redes sociais!