O programa Voa Brasil, de venda de passagens aéreas por até R$ 200, começará por aposentados e pensionistas do INSS, segundo o Ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França. O sistema de descontos deve começar a valer em agosto.

▶️ O objetivo é beneficiar pessoas que não voaram nos últimos 12 meses. Cada trecho de passagem é fixado em R$ 200 e cada pessoa só poderá comprar quatro trechos. Para acompanhar essa cota máxima de utilização, haverá um sistema de verificação por CPF.

“Vamos iniciar com aposentados, pensionistas e, eventualmente, servidores públicos”, disse o ministro. “O programa inicialmente tem capacidade de [atender] 1,5 milhão de passagens por mês. Mas vamos começar gradualmente. Esse programa não tem recursos públicos. Estamos usando apenas os assentos vazios das empresas”, explicou o ministro.

▶️  Segundo o ministro, as companhias Latam, Gol e Azul aderiram ao projeto. “É bem possível que tenhamos uma grande procura de passagens, o que vai permitir que os voos saiam lotados. Ao permitir que os voos saiam lotados, você tem condição de ter mais voos e aí você preenche com os aeroportos regionais”, afirmou França.

A intenção é vender esses bilhetes mais baratos fora da alta temporada, em dois períodos, de fevereiro a junho e de agosto a novembro, quando tradicionalmente ocorre uma ociosidade média de 21% nos voos domésticos.

🔷 Antes mesmo do programa se chamar ‘Voa Brasil’, a FAPESP em 2022 formulou e entregou durante o período eleitoral, Carta de Propostas aos então candidatos, Luiz Inácio Lula da Silva e  Márcio França e entre as bandeiras de reivindicações, destacamos a gratuidade e descontos nas passagens aéreas aos idosos. 

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2023/07/programa-de-passagens-a-r-200-comecara-por-aposentados-governo-negocia-cashback-de-taxa-de-embarque.shtml

https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2023-07/programa-voa-brasil-podera-ter-15-milhao-de-passagens-por-mes