O novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto foi empossado nesta terça-feira (11), em Brasília.

O ato foi publicado no Diário Oficial da União da última quarta-feira (05) e anunciado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa. Stefanutto assume o lugar de Glauco André Fonseca Wamburg, que estava no cargo desde fevereiro. O novo presidente era diretor de Orçamento, Finanças e Logística do órgão, desde março, e também participou da coordenação do grupo técnico de Previdência Social durante o governo de transição, no final do ano passado.

▶️ A COBAP foi representada pelo Diretor da FAPESP e COBAP, Dr. Obede Muniz (Diretor Jurídico da União dos Aposentados de Guarulhos), além da presença de diversas autoridades e representantes de entidades de classe.

O novo presidente destacou que terá como principal desafio a redução da fila dos brasileiros que aguardam perícia no INSS. Em pronunciamento na solenidade, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, falou sobre a importância do órgão na garantia da assistência de milhões de brasileiros e teceu elogios ao novo presidente do INSS. “É uma honra empossá-lo na presidência do INSS. Continue esse homem leal à causa pública”, afirmou.

🔷 “Stefanutto é um amigo de longa data e que alegria tê-lo no comando do INSS com sua vasta experiência na autarquia, na certeza que seguirá com afinco e responsabilidade, compromissado na boa gestão do INSS, tão importante para milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários. Sucesso nessa nova caminhada e conte com a FAPESP!” parabenizou o presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva.

Stefanutto é formado em Direito na Universidade Mackenzie, de São Paulo, e mestre em Gestão e Sistemas de Seguridade Social na Universidade de Alcalá, em Madri, Stefanutto é procurador federal desde 2000. Foi procurador-geral do INSS entre 2011 e 2017, além de já ter trabalhado no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e na Receita Federal do Brasil (RFB), como técnico.

Stefanutto é Autor do livro "Direitos Humanos das mulheres e o sistema interamericano de proteção aos direitos humanos", Stefanutto é um entusiasta e defensor dos direitos das mulheres, tendo sua obra o prefácio escrito por Maria da Penha Fernandes, que deu nome à Lei 11.340, que pune agressores de mulheres.

🌐 Leia, curta e compartilhe a FAPESP nas redes sociais!