Por Antônio Alves da Silva - Presidente da FAPESP

O dia Nacional do aposentado comemorado neste dia 24 de janeiro deveria ser um dia de celebração e reverência para todos os aposentados que ajudaram e ajudam a construir o nosso Brasil. Mas nesta data precisamos reforçar nossa união no movimento e fortalecer nossas bandeiras de luta como o reajuste real dos benefícios de todos os aposentados, manutenção da nossa Previdência Social que completa 100 anos e do Estatuto da Pessoa Idosa que completa 20 anos.

Ano após ano os aposentados têm os benefícios achatados pela falta de um reajuste real. Diante da alta inflação e do papel central do aposentado na composição da renda familiar, os aposentados perdem poder de compra e clamam por uma reposição salarial justa, que resgate a dignidade da nossa gente.

📊 O índice de reajuste do salário mínimo foi de 7,43% (Medida Provisória 1.143/2022 de 12 de dezembro de 2022) fixando o valor de R$1.302,00. Para os aposentados que ganham acima do mínimo, o índice acompanhou o INPC de 2022 com 5,93%, mais um ano sem ganho real, apenas a inflação do ano. Esperamos que o índice de reajuste seja revisto como prometido, os aposentados precisam ser valorizados!

📑 Reforçamos nossa bandeira de luta na implementação de uma política de reajuste REAL (acima da inflação) dos benefícios do INSS para TODOS os aposentados, pensionistas e beneficiários com salário mínimo ou superior ao mínimo pelo mesmo índice de reajuste; Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) o salário mínimo com base em dezembro de 2022, o piso deveria ser de R$ 6.647,63 – mais de cinco vez o valor do mínimo atual.

📌 Convidamos a todos para que neste próximo domingo, dia 29 de janeiro de 2023, participem da 34º Romaria Nacional dos Aposentados, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, onde todos juntos clamaremos por mais justiça aos aposentados. Lembrando que às  8h ocorrerá a Santa Missa dedicada ao Dia Nacional dos Aposentados com a leitura da Carta de Aparecida e às 9 horas, Plenária Nacional no Auditório Padre Noé Sotillo (subsolo do Santuário).

🔷 A FAPESP ao completar seus 40 anos de história no próximo dia 18 de fevereiro reafirma e renova sua missão em manter-se sempre na VANGUARDA, VIGILANTE, CONSTANTE E COMPROMETIDA NA DEFESA DA DIGNIDADE DOS APOSENTADOS.

📢 FAPESP HÁ 40 ANOS EM MOVIMENTO NA DEFESA DOS APOSENTADOS!

Por Renan Matavelli - Jornalista da FAPESP