Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo. Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!”. Apesar da abrangência do Setembro Amarelo, os dados acendem um alerta importante sobre a saúde mental dos idosos.

📊 A última Pesquisa Nacional de Saúde feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2019, revelou que os idosos são os mais afetados pela depressão. Cerca de 13% dos idosos com idade entre 60 e 64 anos são acometidos pela doença.

Um outro estudo, feito pela American Association of Geriatric Psychiatry, apontou que 20% da população com mais de 55 anos de idade sofre com algum tipo de problema psicológico. Dentre os mais comuns, estão a demência, a depressão, ansiedade e bipolaridade.

Segundo estudo da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS) e da Unisinos publicado na Revista Brasileira de Psiquiatria, que comparou dados dos suicídios do DataSUS registrados em 2020 (11.334 no total) com a média de dez anos anteriores as taxas de suicídio no Brasil, no primeiro ano de pandemia de Covid-19, tiveram alta entre mulheres (7%) e idosos (9%). Entre pessoas acima de 60 anos, a região Norte respondeu pela maior alta (53%).

No Brasil, em que cerca de 15% da população é formada por idosos, é fundamental levantar o debate acerca da saúde mental na terceira idade. O processo de envelhecimento demanda cuidados específicos para o bem-estar físico e emocional dos idosos.

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos.

Nos últimos 20 anos, os suicídios no Brasil subiram de 7 mil para 14 mil, segundo dados do Ministério da Saúde. O Brasil está na contramão do mundo nesse quesito, uma vez que a média mundial de suicídios teve uma queda de 36% entre 2000 e 2019, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.

📌 Tanto o diagnóstico quanto o tratamento de uma doença psicológica devem ser feitos por um profissional especializado, como um psiquiatra.

📌 ONDE BUSCAR AJUDA?

-Procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) ou o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) mais próximo da sua residência

-Em caso de emergência, entre em contato com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ligando para 192

📌 Porém, é importante ressaltar que há fatores que podem influenciar positivamente na prevenção de distúrbios mentais e evitar que eles cheguem. Abaixo, há seis exemplos de práticas aliadas da saúde mental na terceira idade:

1. Movimentar-se (caminhadas, passeios)

2. Manter contato social

3. Incluir atividades ocupacionais na rotina