O Dia do Ferroviário é uma data a ser celebrada em homenagem a todos os que trabalham e um dia já trabalharam em estradas de ferro. A FAPESP possui em seu quadro de Entidades filiadas os históricos: Sindicato dos Aposentados, Pensionistas, Ferroviários e demais Categorias do Estado de São Paulo – SINDAPFER e Sindicato de Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Bauru, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. 

🔷 “O desenvolvimento do nosso país no último século se deu graças as ferrovias e precisamos valorizar os trabalhadores que construíram esses eixos de transporte tão importantes. São entidades históricas filiadas à FAPESP, são um dos alicerces da luta em defesa dos aposentados. Temos muito o que lutar na manutenção e ampliação dos nossos direitos, por isso, seguimos juntos na luta!”, reforçou o Presidente da FAPESP, Antônio Alves da Silva.

O Dia do Ferroviário é comemorado em 30 de abril como memorial da inauguração da primeira ferrovia brasileira, a Estrada de Ferro Petrópolis, também conhecida como Estrada de Ferro Mauá.  A ferrovia foi inaugurada em 30 de abril de 1854 por Irineu Evangelista de Souza na época do Brasil Império. O país foi um dos primeiros no mundo a receber o sistema ferroviário.

A ferrovia pioneira não teve longo período de operação e logo foi vendida para outra empresa que realizou investimentos importantes como a subida da Serra de Petrópolis. Nos anos 60, após diversas mudanças operacionais, a empresa então operadora, Estrada de Ferro Leopoldina, resolveu suprimir o trecho pioneiro.

Entretanto, o sucesso do modo ferroviário no Brasil pode ser atestado não só por sua abrangência, mas pela formação de grandes e médias cidades no interior do país. No local da primeira estação ferroviária está construída uma edificação datada de 1896, mas que possui seu valor histórico.

O Dia do Ferroviário é, portanto, um memorial da primeira ferrovia operacional do Brasil. Apesar do primeiro trecho estar desativado, as diversas linhas espalhadas pelo Brasil que atuam no transporte de passageiros e cargas, demonstram o papel relevante dos trilhos na ligação entre várias regiões.

📢 FAPESP E ASSOCIAÇÕES EM MOVIMENTO!